25 de março de 2009

Amistad

O filme "Amistad" (Amistad) conta a história veridica de um grupo de escravos - liderado por Cinque (Djimon Hounsou) - e o golpe dado por estes no barco com o nome "La Amistad". Eles assassinam todos os tripulantes, à excepção de dois, para tripularem o barco, na ideia de que estes os levem de novo para África.
Eles acabam por chegar, não a África, mas à América, onde são detidos de imediato.
É aí que começa o julgamento para decidir o futuro destes homens. O pior é que existem muitas pessoas a querê-los e que os tratam como carga (a rainha de Espanha; os dois tripulantes sobreviventes; os dois americanos que os capturaram;...) e para piorar tudo, ninguém fala a lingua deles (por isso ninguém os entende, nem eles entendem o que é dito no julgamento).
No entanto, eles vão contar com a preciosa ajuda de Baldwin (Mathew McConaughey), Theodore Joadson (Morgan Freeman), Tappan (Stellan Skarsgard) e mais para o fim, com a ajuda preciosíssima de John Quincy Adams (Anthony Hopkins).
É a história (des)humana - pois todas as histórias têm dois lados - da vida dos escravos e do olhar das gentes dessa época. De quando os estados do Norte já tinham abolido a escravatura, enquanto que os do Sul, teimavam em não abdicar dessa "regalia".
E ver que por causa desta situação, se despoletou a guerra entre os estados do Norte e do Sul.
É um excelente filme (com a assinatura de Spielberg), com muito bom desempenho de todos os actores, especialmente, Djimon Hounsou (excelente actor), que está magnifico no papel de Cinque.
Tem muitas cenas fortes, mas gostei da explicação de um dos escravos a Cinque, sobre a história de Jesus, que ele faz através dos desenhos impressos na Biblia.

NOTA: 8,5/10

Titulo: Amistad
Titulo Original: Amistad
Realizador: Steven Spielberg
Interpretes: Djimon Hounsou; Mathew McConaughey; Morgan Freeman;...
Dur.: 152 min.
Opções Extras: Making Of; Trailer
Ano: 1997
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 4,99€

10 comentários:

  1. Um tema que me interessa e até abordado de forma algo superficial no cinema, o tráfico de escravos vindos de África e o seu direito à liberdade. No entanto, na minha opinião, o filme não é brilhante. Pouco escorreito. Spielberg não estava inspirado. Fica-se pelo razoável.

    6/10.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Mas eu gostei e achei o filme bem feito.
    Mas na mesma obrigado pela opinião... mesmo quando não são iguais ás minhas, eu gosto sempre de saber as opiniões dos outros ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Embora o filme ser triste,gostei imenço, o filme esta muito bem feito, e tem um tema muito interesante

    ResponderEliminar
  4. Não é triste, é o que aconteceu no passado e o filme está bem feito na minha opinião.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. O filme Amistad mostra como era o sofrimento dos negros antigamente.

    bjs Renata

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida e acho que o mostra, apesar de toda a violência, por um prisma bem leve ao pé da realidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. o filme amistad retrata o sofrimento dos negros abordo de um navio,com cenas muito fortes em relação as mulheres e crianças,mas recomendado ao publico acadêmico do curso de hitória

    ResponderEliminar
  8. Adriana, o filme é bastante tocante e mostra um marco histórico na América e de todos os escravos.
    Bjks

    ResponderEliminar
  9. Sou estudante de História, e sempre gostei desse filme, muito bem feito e comovente. Inclusive minha mãe, que já foi catequista, recomendou e exibiu o filme a seus doutrinandos justamente na parte mais emocionante do filme, quando o escravo, sem entender nada do que estava escrito, descreveu a história de Jesus pelas ilustraçõs da Bíblia e a carregou onde ia, assim teve fé e esperanças de que tudo daria certo, e aceitando tranquilamente que pode ser condenado e morto. Emocionante mesmo, e vale a pena sempre ver e refletir sobre a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os povos.

    ResponderEliminar
  10. Sim, a parte da biblia esta mt bem feita e só pelas gravuras o escravo agarrar-se a ela com toda a sua fé.
    este filme é mesmo mt bom ;)
    Bjs

    ResponderEliminar